Notícias

Silêncio! Que tem pauta sem barulho!

Silêncio! Que tem pauta sem barulho!
UM DIA PARA REFLETIR SOBRE AS CONQUISTAS E DESAFIOS DOS SURDOS NO BRASIL
O Dia Nacional do Surdo, dia 26 de setembro, é importante porque faz lembrar que 45 milhões de brasileiros têm algum grau de deficiência auditiva. A data lembra as conquistas dos surdos durante muitos anos de lutas pela inclusão integral na sociedade e contra os preconceitos que ainda discriminam, nas relações interpessoais e no mercado de trabalho, quem apresenta algum tipo de deficiência.
Criado oficialmente em 2008, o Dia Nacional do Surdo lembra a data da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), 26 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro. Primeira escola para surdos no Brasil. O INES procura desenvolver a reflexão sobre os direitos e a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Uma das conquistas mais significativas da instituição foi o reconhecimento nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A lei da Libras é de 2002, e sua regulamentação se deu por decreto em 2005.
SURDOS NA EMPRESA
Os surdos seguem quebrando tabus e preconceitos. Conquistam cada vez mais espaço na sociedade. Uma das conquistas significantes é obrigação legal de que empresas tenham em seus quadros colaboradores com algum tipo de deficiência. Nosso time da ORCALI Segurança e Serviços, integra três surdos trabalhando na sede administrativa, no centro de Florianópolis. A comunicação com eles é feita através de sinais. Apoiamos e construímos juntos a inclusão social que queremos.