Notícias

ORCALI ALERTA PARA REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO

A atenção com a integridade física e o bem-estar dos colaboradores e clientes é uma constante dentro da ORCALI Segurança e Serviços. A empresa, com mais de 5.000 mil colaboradores, registra ótimos índices relacionados às atividades que exerce – segurança patrimonial e pessoal, sistema integrado de segurança e serviços de facilities (mão de obra especializada). Este sábado, 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e a empresa, cuja principal especialidade é fornecer serviços de segurança a empresas e instituições, está vigilante às demandas e desafios nesta área vital na vida dos trabalhadores.

SABER CUIDAR

Treinamentos periódicos e um trabalho permanente de informação e alertas fazem parte da estratégia para reduzir aos níveis mínimos possíveis a ocorrência de acidentes e doenças envolvendo seus colaboradores. Isso diminui os riscos para os profissionais, os afastamentos para tratamento, recuperação e custos extras que a situação pode acarretar para o empregador.

A coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho da ORCALI Segurança e Serviços, Maria Ferreira dos Santos, diz que o treinamento realizado logo após a admissão de cada colaborador ajuda a reduzir os riscos de acidentes. “Temos a capacitação e o acompanhamento dos técnicos de segurança diretamente nos locais de trabalho, onde são identificadas possíveis práticas não recomendadas e feitas as correções necessárias”, afirma ela.

Este ano, a ORCALI Segurança e Serviços realizou ações dentro do programa Abril Verde, que consiste em campanhas de conscientização visando a reduzir os casos de acidentes de trabalho na empresa. Aderiu também à campanha Maio Amarelo, que é focada na importância da responsabilidade no trânsito e envolve a segurança dos colaboradores em seus deslocamentos até o local de trabalho.

Além do prejuízo para os empregadores, os afastamentos motivados por acidentes de trabalho causam um rombo monumental nas contas da Previdência Social. De 2012 para cá, o Brasil gastou R$ 80,2 bilhões com benefícios pagos em decorrência de acidentes e quase 370 bilhões de dias de trabalho foram perdidos com afastamentos e doenças em ambientes corporativos, segundo dados do Ministério Público do Trabalho.

De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ocorre um acidente de trabalho a cada 48 segundos no Brasil, com uma vítima fatal a cada três dias. De janeiro de 2018 até o fim de março de 2019, foram registrados mais de 802 mil acidentes de trabalho no país.

 

Foto: Amanda Correia

Coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho da ORCALI Segurança e Serviços: Maria Ferreira dos Santos