Notícias

ORCALI ADERE AO MOVIMENTO NOVEMBRO AZUL E DEFENDE A PREVENÇÃO PARA COM

A ORCALI Segurança e Serviços mais uma vez se engaja no movimento Novembro Azul, que busca a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Com cerca de cinco mil colaboradores, a empresa usará este ano o tema “Que prevaleça a prevenção”, de forma a estimular hábitos saudáveis e visitas periódicas ao médico (especialmente para homens acima dos 45 anos), fatores que impedem ou inibem o surgimento e desenvolvimento da doença.

Depois do Outubro Rosa, que visa à prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul é um movimento mundial que vem ganhando relevância em vista do grande número de casos de câncer de próstata – no Brasil, há mais de 68 mil novos registros a cada ano, segundo o Ministério da Saúde. Silenciosa, a doença muitas vezes é diagnosticada em estágio já avançado, dificultando o tratamento e a cura.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que encabeça o movimento Novembro Azul no país, se descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. Ainda assim, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, respondendo por 28,6% das causas de morte da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Histórico familiar, alterações genéticas (que tendem a se manifestar com o avanço da idade), tabagismo, obesidade, sedentarismo e preconceito contra o toque retal (melhor método para o diagnóstico) são os principais fatores de risco da doença. É para mudar esse cenário que muitas instituições e empresas – como a ORCALI – se mobilizam e aderem ao Novembro Azul.