Home > Notícias
Voltar

NOTÍCIAS

Práticas Comerciais Sustentáveis

12/07/2017

Não conseguimos imaginar hoje em dia alguém que nunca ouviu falar sobre Práticas Comerciais Sustentáveis. Mesmo pessoas preocupadas apenas com negócios, e não com o destino do planeta, reconhecem que a viabilidade do próprio negócio depende de recursos de ecossistemas saudáveis ​​- água doce, ar puro, biodiversidade robusta, terra produtiva e na estabilidade de sociedades justas. Felizmente a maioria da população também começa a se preocupar diretamente com esses assuntos.

Nos últimos anos vimos várias empresas de renome aderindo a este conceito, lançando iniciativas inspiradoras e mostrando o quão irreversível é esta atitude. No entanto, coletivamente os progressos são muito tímidos e os impactos negativos da atividade empresarial continuam a crescer.

Apesar disso, a equação é bastante simples, geralmente o produto que tem maior impacto em seu ambiente é mais barato do que o produto equivalente mais correto, que produz menos danos. E como muitos desses impactos são difíceis de avaliar com precisão, os custos permanecem externos à contabilidade das empresas.

Algumas empresas dedicaram décadas ao negócio da sustentabilidade, e somente agora vivem um momento de otimismo, onde não só é possível, mas inevitável que negócios bem sucedidos se tornem sinônimo de atividades sustentáveis.

O conceito de sustentabilidade evoluiu para uma postura mais estratégica. O foco passou da redução de custos para a inovação e a sustentabilidade passou a ser a maneira como o negócio é conduzido.

A exemplo disso, o CEO da Dow Chemical, mega empresa da área química, Andrew Liveris, está determinado a operacionalizar a sustentabilidade: "As empresas que valorizam e integram a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas em seus planos estratégicos, estão melhor posicionadas para o futuro.”

Texto baseado em conceitos publicados pela Harvard Business Review.

O Grupo Orcali muito se orgulha de exercer práticas sustentáveis onde cada um faz sua parte por um mundo melhor.

É DE NOSSA NATUREZA CUIDAR DO QUE É SEU.


CLIENTES