Home > Sustentabilidade
Voltar

SUSTENTABILIDADE

Minuto Saúde

29/06/2016

Qual o tempo de digestão de cada alimento?

A digestão no nosso corpo envolve um processo de quebra das partículas de alimentos, em minúsculas moléculas que entram em contato com as enzimas necessárias para que haja a absorção dos nutrientes essenciais ao organismo. Esses nutrientes são levados até a corrente sanguínea através do forro intestinal e os resíduos de alimentos não digeridos são eliminados através do intestino grosso.
O processo em um adulto – desde a sua fase inicial até a eliminação do bolo alimentar – leva, em média, de 24 a 72 horas. No entanto, esse tempo está sujeito a algumas variantes, como o metabolismo do indivíduo, ou as condições e necessidades específicas. Se você estiver de jejum, por exemplo, o período de absorção de uma refeição certamente será menor. Até questões emocionais podem influenciar na qualidade da digestão.
Confira quanto tempo os alimentos levam para ser absorvidos pelo seu corpo, após a ingestão:

- Arroz, feijão e carne (prato): 3 horas

- Bacon (pedaço): 12 horas

- Feijoada (prato): 6 à 8 horas

- Filé de carne vermelha: 2 horas

Digestão de cada Alimento

- Leite (copo): 1 hora e meia

- Linguiça (porção): 6 horas

- Macarronada (prato): 2 horas

- Peixe (porção): 2 horas

- Pizza (pedaço): 2 à 3 horas

- Refrigerante (copo): 2 horas

- Salada verde: 2 horas

- Sopa (prato): 1 hora

- Torta de morango (fatia): 2 horas

O excesso de líquidos ingeridos durante a refeição pode atrapalhar a digestão, pois dilui as enzimas digestivas. O ideal é ingerir no máximo 200 ml.
Os nutricionistas salientam também, a importância da mastigação correta. Quando comemos rápido demais, enviamos partículas maiores ao estômago, prejudicando o restante do processo.

* fonte: Unibem. 


CLIENTES