Home > Sustentabilidade
Voltar

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade Econômica

26/02/2015

O que a Sustentabilidade tem a ver com o seu bolso?

O termo sustentabilidade é normalmente remetido à assuntos como reciclagem, preservação da natureza, entre outras atividades ligadas ao meio ambiente. Porém, é mais do que isso. Sustentabilidade abrange, além de ações relacionadas ao meio ambiente, ações relacionadas a economia e a sociedade em geral.
Os aspectos socioeconômicos interferem diretamente na nossa sociedade, e nós, como cidadãos, devemos saber como agir de maneira sustentável e contribuir para uma sociedade evolutiva. Devemos começar essa reflexão olhando para nosso bolso.

As Finanças Pessoais tem uma enorme ligação com sustentabilidade. Quem gasta errado seu dinheiro, sem um planejamento financeiro adequado, terá menos reservas financeiras para manter o consumo no futuro. Como consequência, quando se aposentar, dependerá muito (em alguns casos, exclusivamente) de proventos fornecidos pelo governo, ao invés de procurar ser mais independente financeiramente e colaborar para uma sociedade mais sustentável.

Entender como lidar com seu dinheiro é uma prática sustentável. Quem tem um planejamento financeiro acaba evitando gastos desnecessários, como juros de dívidas, e utiliza estes recursos para consumir com qualidade, em outros produtos. Dessa forma, o gasto correto do dinheiro cria uma cadeia de benefícios: comprando outros produtos favorecemos comerciantes, produtores e distribuidores. Assim, ocorre uma maior geração de empregos e um aumento na arrecadação de impostos do governo, o qual terá mais recursos para apoiar os cidadãos nas mais diversas áreas.
Os bancos, sem a opção de emprestar dinheiro para o cidadão pessoa física, acabam sendo “obrigados” a emprestar dinheiro para as empresas com uma taxa de juros menor, impactando positivamente os benefícios citados anteriormente.

Já o gasto com juros de dívidas, que é uma prática comum de quem não faz um planejamento, vai direto para o lucro da instituição. Esse curto percurso que o dinheiro faz não afeta diretamente a economia. As dívidas acabam então, empobrecendo toda a sociedade, não só o indivíduo.

Essa é a ligação que a sustentabilidade faz com o seu bolso e como você se planeja financeiramente. É uma tratativa completa de como consumir corretamente, com qualidade e de forma sustentável. É uma oportunidade para você ser sustentável financeiramente. Quando cuidamos do nosso futuro, deixamos de sobrecarregar o governo. Sem essa sobrecarga, o governo pode investir em outras áreas como educação, saúde, infraestrutura e preservação ambiental. Dessa forma você impacta a sociedade como um todo. Isso é ser sustentável.

Matheus Cavaler Lange
Coordenador de Faturamento do Grupo Orcali
Autor do site: www.economizareinvestir.com


CLIENTES